Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista de Projetos
Início do conteúdo da página

Projetos de pesquisa

  • Publicado: Sexta, 25 de Maio de 2018, 20h37
  • Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2018, 10h28
  • Acessos: 2004

Para mais detalhes, sobre os projetos, favor entrar em contato com os docentes responsáveis.
Adicionalmente, segundo apontado, novos Projetos e iniciativas podem ser apresentadas diretamente à Comissão de Pesquisa e Extensão da FCT e/ou sugeridas em conjunto com outros docentes da Faculdade.

 

Pesquisa sobre desenvolvimento e utilização de tecnologias sociais.

O principal objetivo deste projeto é fazer um estudo sobre a utilização de ambientes diversos (desktop, smartphones, tablets, TV, etc.) para novas tecnologias sociais, dando ênfase para mobilidade, verificando inclusive a apropriação de uso. Com isso, se pretende propor contribuições com soluções de problemas sociais, nas mais diversas áreas, a partir de usos de tecnologias com e sem mobilidade.

Nome do Coordenador: Marcos César da Rocha Seruffo

E-mail: seruffo@ufpa.br

 

Fábrica de Software da Faculdade de Engenharia da Computação enquanto Atividade Integradora de Ensino, Pesquisa e Extensão

A indústria/mercado cada vez mais cobra dos profissionais recém-formados uma formação voltada à resolução de problemas reais e com os métodos e formalismos que necessitam as atividades realizadas nestas áreas. Para alcançar este objetivo, a academia vem fazendo uso de técnicas de Aprendizagem Ativa, que visam realizar atividades interdisciplinas e integradas com o foco na formação acadêmica-profissional dos discentes. Neste sentido, o projeto proposto pretende inserir os alunos dos cursos de Computação da UFPA em um ambiente seguindo o modelo de “Fábrica de Software”, para a realização de atividades de desenvolvimento de software por meio de uma integração docentes-discentes na execução de projetos reais.

Nome do coordenador: Diego Lisboa Cardoso

E-mail: diego@ufpa.br

 

Modelagem e desenvolvimento de dispositivos e redes de sensores baseados em fibras ópticas e investigação de tecnologias para redes banda larga baseadas em cobre e fibra óptica

Neste projeto apresenta-se proposta para apoiar de pesquisas que vem sendo desenvolvidas, pelo pesquisador, no Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado da Faculdade de Engenharia de Computação e de Telecomunicações da UFPA, sob sua coordenação, e ou em parceria com grupos de universidades brasileiras e do exterior, além de empresas. As atividades enquadram-se nas linhas de redes ópticas, redes de acesso banda larga, e aplicações de sensores baseados em fibras ópticas para monitoramento ambiental e supervisão de estruturas de interesse do setor mineral (pontes e ferrovias) e aplicações em supervisão de sistemas do setor elétrico. Em redes ópticas são investigadas metodologias para Projeto da topologia Física e ou Roteamento e Alocação de Comprimentos de RWA em redes WDM, e Roteamento e alocação de espectro em redes ópticas elásticas. Em redes ópticas de acesso (WDMPON), são investigadas estratégias para supervisão e proteção.

Nome do Coordenador: Joao Crisostomo Weyl Albuquerque Costa

E-mail: jweyl@ufpa.br

 

SMART GRIDSPLANEJAMENTO E CONTROLE DE REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS PARA

Este projeto tem como objetivo primordial desenvolver e aplicar modelos analíticos e computacionais para o planejamento da topologia da rede de comunicação de dados e para o controle otimizados do compartilhamento dos links de comunicação para o domínio dos sistemas de distribuição de energia elétrica dos Smart Grids, visando a que a rede de comunicação de dados projetada atenda aos requisitos de QoS das aplicações do Smart Grid e que se tenha um custo mínimo de implantação.

Nome do Coordenador do Projeto:Marcelino Silva da Silva

E-mail: marcelino@ufpa.br

 

Uso de modelos de atenção visual na melhoria de desempenho de sistemas de eye/gaze-tracking: aplicações em tecnologia assistiva e crowdsourcing

Dispositivos de eye/gaze-tracking são essencialmente sistemas usados para medir movimentos oculares e determinar a direção do olhar de um
usuário. Tais dispositivos tomam parte em aplicações atuais importantes, que incluem, por exemplo, pesquisa sobre processos cognitivos, estudos clıı nicos, estratégias de publicidade, e interfaces para facilitar a interação humano-computador. O desempenho de sistemas eye-gaze tracking está relacionado a limiares e parâmetros dependentes do usuário e do ambiente de utilização, os quais são otimizados durante a fase de calibração que antecede a operação propriamente dita. Sistemas comerciais devem sua eficiência a dois principais fatores: equipamentos de aquisição de imagem de custo e qualidade elevados; e/ou condições de operação controladas em maior ou menor grau. No sentido de disseminar o uso de sistemas de eye/gaze-tracking, esforços recentes na área têm se concentrado no desenvolvimento de novas estratégias para tornar as condições de uso mais flexıı veis, bem como reduzir o custo do aparato necessário sem que haja demasiada diminuição dos nıı veis de desempenho. O presente projeto está alinhado com esse propósito e trata, especificamente, da adaptação de modelos de atenção visual em sistemas de eye/gaze-tracking. As atividades previstas constituem continuação do estágio de pós-doutorado desenvolvido pelo coordenador na Polytech’Nantes (escola de engenharia da Universidade de Nantes) no perıı odo de 01 de junho de 2015 a 31 se julho de 2016 sob a supervisão dos Profs. Patrick Le Callet e Matthieu Perreira
da Silva. Dentre os objetivos visados, pode-se destacar (1) a melhoria da relação geral de compromisso entre custo e desempenho e (2) o aumento de acurácia na estimativa do ponto de olhar (POR, point of regard ) para uma dada configuração de hardware. A metodologia de avaliação de desempenho das estratégias propostas pressupõe a coleta de dados experimentais usando um eye-tracker de alto-padrão, que fornecerá os sinais de referência (REF), a implementação ou adaptaçao de estratégias de eye-tracking (ET) baseadas em luz visııvel e webcams, inclusão de modelos de atenção visual (MAV) nos eye-trackers implementados (ET+MAV), e a comparação entre os dados de referência e os provenientes dos sistemas implementados (comparação entre REF, ET e ET+MAV) em termos de POR estimado. Análises de desempenho considerarão principalmente os aspectos relacionados àcomplexidade computacional e a acurácia do POR estimado para cada uma das estratégias testadas.

Nome do Coordenador: Ronaldo de Freitas Zampolo

E-mail: zampolo@ufpa.br

 

5GVeMuCloud: arcabouço para a disseminação de fluxos de vídeos em redes veiculares 5G

O projeto 5GVeMuCloud irá avançar o estado-da-arte no que diz respeito a criação e validação de um arcabouço para a disseminação de fluxos de vídeos em redes 5G para ambientes de rede veiculares (Vehicular Networks - VANETs) com foco na descoberta de recursos e conteúdos para a formação e manutenção de nuvens móveis. Além disso, o projeto visa desenvolver algoritmos e protocolos de roteamento para redes 5G (heterogêneas e com recursos na nuvem) que busquem a melhor rota e recursos para disseminar vídeos com QoE em ambientes de computação em nuvem em VANETs 5G, bem como a implementação, avaliação e validação das propostas em ambientes de simulação, emulação e/ou testbed.

Nome do Coordenador: Eduardo Coelho Cerqueira

E-mail: ecoelho@dei.uc.pt

 

HealthSense: Assessing and Protecting Privacy in Wireless Wearable Sensor-generated Medical Data

Estimativas de mercado preveem o uso de mais de 3 bilhões de sensores em 2025, com mais de 30% deles sendo novos tipos de sensores, que estão apenas começando a emergir. À medida que a popularidade e a dependência do usuário em tais dispositivos aumentarem, haverá um surgimento de novos e variados tipos de ataques visando intrusões e quebra de privacidade. Este projeto tem o objetivo de desenvolver metodologias para assegurar a proteção da privacidade, garantindo que os dados fisiológicos vitais do usuário sejam transmitidos confidencialmente de sensores vestíveis (wearables) para um repositório de dados centralizado ou de processamento em nuvem. Chamada Conjunta RNP-NSF para Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Segurança Cibernética.

Nome do Coordenador: Eduardo Coelho Cerqueira

E-mail: ecoelho@dei.uc.pt

 

Desenvolvimento de métodos e técnicas para o planejamento e otimização de redes sem fio 4G e 5G

Para atender à demanda por capacidade de transmissão de dados nos novos sistemas de comunicação sem fio, é necessária uma caracterização completa dos canais de propagação. Esta caracterização deve permitir o planejamento mais eficiente da cobertura e capacidade de redes de acesso sem fio e o desenvolvimento de técnicas de compartilhamento de frequências, que possibilitem a utilização conjunta das bandas disponíveis por diferentes sistemas e serviços na mesma região geográfica.

Nome do Coordenador: Jasmine Priscyla Leite de Araujo

E-mail: jasmine@ufpa.br

 

Estudo dos Efeitos de Campos Eletromagnéticos: Avaliação da Exposição e Medidas de Conformidade em Ambientes Urbanos

A compatibilidade eletromagnética é a capacidade de sistemas ou equipamentos a serem testados no ambiente pretendido em níveis projetados de eficiência sem degradação devido às interações eletromagnéticas. A verificação da conformidade com os limites de segurança sempre exige testes com a máxima potência entregue pelo dispositivo, o que pode ser mantida ao longo de um período médio. No entanto, o potência transmitida de muitos desses dispositivos depende de vários parâmetros do sistema, por exemplo, controle de potência, altura do transmissor e outros. Várias agências agora exigem testes de compatibilidade desses dispositivos com limites de segurança, mas se depara com o problema que padronizado procedimentos de avaliação não estão disponíveis. Isso faz com que incerteza dentro das agências, da indústria e dos consumidores por não saber exatamente a que níveis de exposição estão submetidos. O objetivo deste estudo é desenvolver procedimentos que determinam a exposição máxima conservadora e são cientificamente e tecnicamente consolidadas. A conformidade pode ser demonstrada com base em: 1) medido a taxa de absorção específica (SAR), 2) a grandezas derivadas, ou seja, o campo elétrico (E-campo) e magnético de campo (campo H). Neste trabalho são propostos medições de conformidade de campos eletromagnéticos em UHF e o desenvolvimento e aplicação de simulações para auxílio no estudo de conformidade eletromagnética..

Nome do Coordenador: Jasmine Priscyla Leite de Araujo

E-mail: jasmine@ufpa.br

 

REDE DE PESQUISA EM GENÔMICA POPULACIONAL HUMANA

A utilização da biologia computacional (bioinformática) para a análise de dados biológicos é de suma importância para o sucesso dos projetos de pesquisa em genômica, independentemente do organismo investigado. Como um dos primeiros exemplos de sua aplicação no Brasil, pode-se citar o projeto de sequenciamento completo da bactéria Xylella fastidios (sequenciamento realizado empregando a metodologia de Sanger), que através da bioinformática possibilitou a criação de softwares para análise dos dados e integração entre os cerca de 200 pesquisadores de 34 centros de pesquisa brasileiros. Desde a conclusão deste projeto, novas tecnologias de sequenciamento surgiram possibilitando estudos mais completos de organismos, os mais diversos. Biologia Computacional de alta performance e, ao mesmo tempo, estável e consequentemente a verdadeira independência dos nossos grupos de pesquisa (quanto a recursos computacionais) para processamento de grande volume de dados. Este projeto apresenta um caráter, prioritariamente, multidisciplinar que tem como desafio mitigar as desigualdades intraregionais, principalmente em uma região como a Amazônia, formar recursos humanos com visão integrada das diferentes áreas e fortalecer áreas de investigação da fronteira do conhecimento. O desenvolvimento da presente REDE DE PESQUISA solidificará ainda mais a competência na área de Bioinformática, com o auxilio de grupos de pesquisadores que trabalham de forma translacional dentro do tema geral estabelecido aqui: Genômica Populacional Humana. Nossa maior perspectiva ao final do projeto é que se tenha criado um grupo solido de pesquisadores da área de bioinformática, com ênfase especial na análise do genoma humano, especialmente centrados na identificação de variações que podem ter relevância médica e antropológica..

Nome do Coordenador: Roberto Célio Limão de Oliveira

E-mail: limao@ufpa.br

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página