Página inicial > Graduação em Engenharia da Computação

Curso de Graduação em Engenharia da Computação

Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 00h43 | Última atualização em Terça, 29 de Maio de 2018, 16h23 | Acessos: 26729

O Curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Centro Tecnológico (CT), foi criado em 2000, com início de atividades em 2001, tem como objetivo formar recursos humanos em Engenharia de Computação na Região Amazônica. No contexto da Universidade Federal do Pará o Curso de Engenharia de Computação formará um engenheiro de concepção, capacitando-o para atuar tanto no mercado de aplicações, como prosseguir em estudos mais avançados, envolvendo atividades de pesquisa e de desenvolvimento, mais especificamente em Sistemas de Telecomunicações e em Automação de Processos. O objetivo do curso de Engenharia de Computação é prover uma formação que capacite o profissional para a solução de problemas do mundo real, por meio da construção de modelos computacionais e de sua implementação.

As características fundamentais desse profissional são:

1. Conhecimento e domínio do processo de projeto, para construir a solução de problemas com base científica;

2. Capacidade para aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evolução do setor, e contribuindo na busca de soluções nas diferentes áreas aplicadas;

3. Formação humanística permitindo a compreensão do mundo e da sociedade, uma formação de negócios, permitindo uma visão da dinâmica organizacional e estimulando o trabalho em grupo, desenvolvendo suas habilidades de comunicação e expressão.

De uma forma ampla, o profissional egresso deverá ser   capaz de desempenhar as seguintes funções:

I. Projetista de hardware;

II. Projetista de redes de comunicações;

III. Projetista de sistemas de telecomunicações e de automação de processos;

IV. Consultor de tecnologia;

V. Gerente de área/empresa tecnológica.

Ver Plano de Disciplinas do Curso