Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação em Engenharia de Telecomunicações
Início do conteúdo da página

Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações

Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 15h49 | Última atualização em Terça, 29 de Maio de 2018, 16h25 | Acessos: 4026

O curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações, criado em 2012, é uma decorrência natural do processo de crescimento do Instituto de Tecnologia (ITEC) da UFPA. Este curso surge como uma iniciativa da Faculdade de Engenharia da Computação (ENGCOMP), em concordância com a área de concentração de Telecomunicações do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE). O curso de Engenharia de Telecomunicações se beneficiará do know-how acumulado na área nos cursos de Engenharia da Computação e de Engenharia Elétrica do ITEC. E espera-se também que o novo curso fortaleça a área de telecomunicações desses dois cursos, reforçando a ênfase em telecomunicações que ambos possuem.

  As características fundamentais desse profissional são:

  • Estar apto a desenvolver sistemas e instalações de telecomunicações e seus respectivos equipamentos, atender à demanda do mercado de trabalho em sistemas de telecomunicações, com aplicações nas mais diversas atividades da sociedade e dos mais diversos setores da economia.
  • Solida formação técnica, científica e profissional geral que o capacite a usar e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

  De uma forma ampla, o profissional egresso deverá ser capaz de desempenhar as seguintes funções:

  1. Planejar, projetar, instalar, operar e manter sistemas, instalações e equipamentos de telecomunicações com e sem fio;
  2. Implantar, operar e gerenciar sistemas e equipamentos de comunicação interna, externa, celular e satélite, redes de comunicação, cabeamento interno, externo e estruturado de rede lógica, sistemas irradiantes, de radiodifusão, radar e sistemas de posicionamento e de navegação;
  3. Coordenar e supervisionar equipes de trabalho;
  4. Realizar pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica;
  5. Executar e fiscalizar obras e serviços técnicos;
  6. Efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

 

Ver Plano de Disciplinas do Curso

registrado em:
Fim do conteúdo da página