Página inicial > Últimas Notícias > CHAMADA PARA PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE EXTENSÃO (BOLSISTA)

CHAMADA PARA PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE EXTENSÃO (BOLSISTA)

• Publicado: Terça, 05 de Abril de 2022, 09h29
  • Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2022, 09h34

Projeto: Viva! Universidade 2022
Coordenador: Agostinho Castro

Resumo do projeto
A pandemia fez emergir diversos problemas associados não só à saúde mas também a todos os setores da sociedade. Neste cenário desafiador, o projeto “Viva! Universidade” reinventou-se e propôs, desde 2021, novas atividades para a manutenção do desenvolvimento humano. Usando a tecnologia, este projeto continuará suas ações para: criar elementos para a inclusão social e digital, ajudar a combater a retenção e interrupção do percurso escolar de alunos de escolas públicas através de cursos básicos de informática e promover ações de extensão para os alunos dos cursos de Engenharia da Computação e Telecomunicações. Sendo assim, esta ação propõe a manutenção da produção de vídeos aulas e a disponibilização destes em ambientes interativos. No escopo das versões anteriores do “Viva! Universidade”, treinamentos, antes presenciais em escolas públicas, passaram a contar com versões em vídeos com acesso remoto. Este projeto pretende usar esses cursos e palestras na área de inteligência computacional (vídeos) em um ambiente acrescido de caraterísticas interativas. Nesse ambiente, a interatividade permitirá que o aluno, ao mesmo tempo, veja os vídeos, procure por perguntas/respostas cadastradas e poste, em ambientes similares a fóruns, dúvidas, bem como responda a perguntas de outros usuários. Dessa forma, a expectativa é que seja criado um ambiente interativo no qual o estudante sinta-se motivado a estudar e migre de uma atitude passiva de só ver os vídeos para uma mais participativa.

Requisitos:
- CRG maior que 5
- Não possuir vínculo empregatício
- Conhecimentos de Informática
- Conhecimentos básicos de front-end e back-end (ou interesse em estudar)
- Conhecimentos básicos de banco de dados (ou interesse em estudar)
- Desejável habilidades com git (ou interesse em estudar)

Os interessados deverão se manifestar através do envio de Currículo e Histórico Escolar para Agostinho Castro (agcastro@ufpa.br) – Assunto: Projeto de Extensão, até o dia 07.04.2022.