Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre a Faculdade
Início do conteúdo da página

Sobre a Faculdade

Publicado: Segunda, 28 de Maio de 2018, 22h51 | Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 13h24 | Acessos: 4305

A Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações (FCT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promove atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 A Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações (FCT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) oferece dois cursos no campus Belém: Engenharia da Computação e Engenharia de Telecomunicações. A FCT conta com um corpo docente que atua ativamente em diferentes projetos de ensino, pesquisa, extensão e pesquisa e desenvolvimento (P&D). Tais projetos são desenvolvidos principalmente no âmbito dos programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e Ciência da Computação (PPGCC), sendo que vários dos projetos são desenvolvidos em parceria com atores externos: empresas, institutos de pesquisas e outras universidades. A execução de tais projetos trouxe vários benefícios para a UFPA e seus discentes ao longo dos anos, pois permitiu a montagem de diferentes laboratórios de pesquisa, a partir de financiamentos públicos e privados dos projetos. Tais laboratórios são usados por discentes dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia de Telecomunicações, dentre outros.

Os dois cursos ofertados pela FCT possuem várias características comuns à área de tecnologia da informação (TI), com sólida formação nas áreas de matemática, programação, redes de computadores, eletrônica e processamento de sinais. Então, à medida que os alunos avançam no curso, os discentes de Engenharia da Computação recebem uma formação mais voltada para o estudo e desenvolvimento de sistemas computacionais, com disciplinas específicas que incluem inteligência computacional, engenharia de software, banco de dados, computação gráfica e processamento de imagem, projetos de hardware e interfaceamento, entre outras. Já no curso de Engenharia de Telecomunicações, à medida que os discentes avançam no curso, eles recebem formação voltada para o desenvolvimento de sistemas de telecomunicações, com disciplinas específicas que incluem teoria de ondas guiadas, comunicações digitais avançadas, comunicações ópticas, dispositivos e circuitos de RF, redes móveis, além de disciplinas optativas.

O curso de graduação em Engenharia da Computação é o primeiro curso dessa natureza implantado na Região Amazônica, com a primeira turma iniciando em 2001. O curso forma engenheiros para atuar no mercado de desenvolvimento de software, aplicações web e mobile, sistemas de telecomunicações, automação de processos, sistemas embarcados e redes de computadores. Tais áreas estão com crescente demanda, dado o contexto atual onde tudo e todos estão cada vez mais conectados e convivendo com sistemas computacionais. Além disso, com o paradigma de trabalho e serviços remotos sendo cada vez mais utilizado na sociedade, aumenta-se dia a dia a demanda por sistemas de tecnologia da informação nos ambientes de trabalho para possibilitar as atividades remotas, bem como a demanda por sistemas de cloud computing e aplicações, que são áreas nas quais o curso vem formando profissionais. Para preparar tais habilidades e competências no egresso do curso de engenharia da computação, são ministradas disciplinas não só com fortes bases teóricas, mas também focando em disciplinas práticas. Nas disciplinas práticas, o aluno é incentivado a ter contato com ferramentas adotadas na indústria para a solução de problemas do dia a dia, sob supervisão do corpo docente.

O curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações iniciou no ano de 2012 dentro da FCT. A rápida adoção de comunicações móveis na sociedade e a crescente demanda por maior cobertura e velocidade de acesso tornam o Engenheiro de Telecomunicações um profissional importante no mercado. O egresso do curso pode trabalhar tanto em redes de computadores locais quanto na implantação de modernos sistemas de telefonia celular móvel em cidades inteiras. Além disso, há grande demanda pela implantação de infraestrutura de conectividade e comunicações móveis na região amazônica. O recente leilão para a utilização de faixas de frequência para os sistemas de comunicação móvel de quinta geração (5G) preveem a implantação de redes de fibra óptica na região e a cobertura de comunidades distantes das sedes dos municípios. Esta tarefa gerará uma demanda crescente por Engenheiros de Telecomunicações ao longo dos próximos anos e que será em parte atendida pelos egressos do nosso curso.

 

DIREÇÃO DA FACULDADE

Diretor: Prof. Dr. Leonardo Lira Ramalho
E-mail: leonardolr@ufpa.br

Vice-diretor: Prof. Dr. Ilan Sousa Correa
E-mail: ilan@ufpa.br

Secretário: Hewerton Izan Nunes Sidonio
E-mail: engcomp@ufpa.br

Secretária: Roseli Dias dos Santos
E-mail: ufpa.engcomp@gmail.com

Telefone: (91) 3201-7901

 Localização:
Campus Profissional da UFPA, ITEC, Sala 203
Link para o Google Maps

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página