Com foco inicial em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência visual, intelectual e deficiência auditiva, o projeto Viva! Universidade 2024/2025 tem como principal objetivo promover a inclusão no ensino superior por meio da adaptação de materiais didáticos dos cursos de graduação. A iniciativa visa tornar os conteúdos mais acessíveis e compreensíveis para estudantes com necessidades específicas, contribuindo para a redução de barreiras no processo de aprendizagem. link
Os discentes Jean Arthur Costa Dias, graduando em Engenharia da Computação na Faculdade de Computação e Telecomunicações (FCT), e Williane Pereira, graduanda em Sistemas de Informação na Faculdade de Computação (FACOMP), ambos integrantes dos laboratórios de pesquisa da FCT, o Laboratório de Pesquisa Operacional (LPO) e o Laboratório de Sistemas Interativos Inteligentes (LIIS), e orientados pelo professor efetivo da FCT e doutor em Engenharia Elétrica Marcos César da Rocha Seruffo, foram contemplados em importantes editais de iniciação científica da UFPA.
Jean Arthur foi selecionado no Prêmio Estágio PIBIC de Verão (Edital 14/2025 – PROPESP), que oferece a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa em instituições de excelência situadas em outros estados.
Williane Pereira recebeu o Prêmio Horácio Schneider (Edital 13/2025 – PROPESP), benefício ao reconhecimento da produção científica de estudantes vinculados ao PIBIC.
As premiações reforçam o compromisso da FCT com a formação científica dos seus discentes e evidenciam o impacto das atividades de investigação organizadas nos seus laboratórios.
Redes Sociais