Página inicial > Últimas Notícias > UFPA e USP promovem o 1o Workshop Smart City Canaã dos Carajás: Desafios e Perspectivas

• Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2020, 14h43
  • Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 12h58

Links relacionados:

imagem sem descrição.

Projeto “IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE UMA PLATAFORMA DE CIDADES INTELIGENTES BASEADA EM INTERNET DAS COISAS (IOT) PARA O MUNICÍPIO DE CANAÃ DOS CARAJÁS”

Acontecerá nos dias 04 e 05 de novembro de 2020 o “1o Workshop Smart City Canaã dos Carajás”. O Workshop é oportunidade de apresentar à sociedade todas as ações do projeto “IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE UMA PLATAFORMA DE CIDADES INTELIGENTES BASEADA EM INTERNET DAS COISAS (IOT) PARA O MUNICÍPIO DE CANAÃ DOS CARAJÁS”, em decorrência da celebração do Convênio 02/2020 entre a Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás e a Universidade Federal do Pará, com a participação de pesquisadores da USP. O projeto visa à implantação e gestão de uma plataforma de cidades inteligentes baseada em Internet das Coisas (IoT) para o Município de Canaã dos Carajás, contemplando as principais áreas do cotidiano da cidade, como: Saúde Pública (aplicações em home-care, monitoramento de doenças negligenciadas, telemedicina e segunda opinião médica); Segurança Pública (vídeo-monitoramento por câmeras e drones, atividades de inteligência em segurança pública); Educação: (integração de sistemas e serviços da rede pública municipal, Educação a Distância, integração com o Polo Universitário de Canaã dos Carajás); Meio Ambiente: (monitoramento de qualidade do ar, água, mineração, poluentes e fatores impactantes oriundos de atividades dos projetos existentes/em implantação na região). O projeto implantará desde dispositivos de IoT, drones, sensores, passando pela infraestrutura de telecomunicações, até a aquisição de uma estrutura de computação de alto desempenho e um data center para a cidade. O convênio é coordenado pelo Prof. Renato Francês, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), da UFPA.

O projeto Smart City é a gênese do projeto IARA (Inteligência Artificial Recriando Ambientes) – uma rede nacional, coordenada pelo Prof. André Carvalho, do Instituto de Ciências Matemática e Computação (ICMC/USP). O projeto IARA foi submetido à Chamada de Propostas FAPESP – MCTIC - CGI.BR para Centros de Pesquisas Aplicadas em Inteligência Artificial  e contempla: 35 Universidades brasileiras, 15 Universidades estrangeiras,  98 Pesquisadores, 8 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, 6 Prefeituras e grandes empresas, como: Ericsson, AXXONSOFT, Fiat Chrysler Automóveis (FCA),  INTEL,  JACTO, SPLICE, TIM e VALE.

O 1o Workshop Smart City Canaã dos Carajás um conjunto de atores e temas de importância planetária, composta a partir da seguinte programação:

1o Dia (04/11/2020, a partir de 17h):

• Abertura com a participação do Prefeito de Canaã dos Carajás e do Reitor da UFPA
  • Apresentação do projeto Smart City  Canaã dos Carajás – Prof. Dr. Renato Francês (UFPA) – Coordenador do Projeto
  • Apresentação do projeto IARA – Prof. Dr. André Carvalho (USP)
    • Participação de Intel, Ericsson, FCA, Splice e Vale

2o Dia (05/11/2020, a partir de 17h):

• Apresentação das primeiras aplicações em  Canaã dos Carajás – Prof. Dr. Aldebaro Klautau (UFPA)
  • Painel 1: O papel da sociedade no processo de definição das prioridades da cidade
  • Painel 2: O papel das IFES que atuam na região na construção coletiva do projeto - Reitores da Unifesspa e do IFPA e vice-Reitor UFPA – mediador Prof. Dr. João Weyl;
  • Encerramento: Apresentação do "ONovoLab”

O evento será inteiramente remoto, gratuito e transmitido pelo canal no YouTube da Unifesspa.

Assunto(s):